c1.png
exame-auditivo-medico-otorrinolaringologista-verificando-o-ouvido-da-mulher-usando-otoscopio-ou-auriscopio-na-clinica-medica.jpg

Coceira no Ouvido

Sente coceira nos ouvidos?

Isto pode ser sinal de que há um excesso de cerume (cera) no canal auditivo.
Procure um otorrinolaringologista para fazer a limpeza de modo correto.

Evite usar hastes flexiveis, pois estas podem empurrar a cera ainda mais para o fundo do canal auditivo, trazendo ainda mais incômodo.

 

Recuperação Cirurgia de Sinusite

Normalmente a recuperação é rápida depois da sinusectomia, podendo ser um pouco dolorosa. O médico prescreverá medicamentos, incluindo lavagem nasal abundante, analgésicos e antibióticos, em alguns casos.

Além disso, são indicados alguns cuidados que o paciente deve tomar em casa, como por exemplo, evitar abaixar a cabeça ou fazer atividade física, além de evitar assoar o nariz.

Dúvidas e informações, converse com o Otorrino

Sinusite e Rinite é a mesma coisa?

A maioria das pessoas acredita ter sinusite e rinite. Apesar de existir algumas diferenças entre as duas, a rinite pode desencadear uma sinusite. De certa forma, para a maior parte do público a diferença entre elas é um pouco confusa.

De forma simplificada, a rinite ataca apenas o nariz, já a sinusite se espalha para os seios da face (cavidades dentro do rosto que armazenam ar e ficam nas maçãs do rosto, atrás do olhos e no centro da testa).

Os principais sintomas da rinite são coriza, espirros, coceira no nariz e nariz entupido. A sinusite, por outro lado, pode causar secreção com cor no nariz, nariz entupido, tosse e pressão na face.

Perda de Audição

A perda de audição acontece, na maioria das vezes, gradualmente, e as pessoas costumam percebê-la quando ela já está em estágio avançado. Por isso, fazer o teste auditivo é fundamental para identificar se o(a) paciente tem alguma perda, além do tipo e do grau do problema, para pensar nas possíveis intervenções e tratamentos.

Também chamado de audiometria, o teste é indicado para pessoas que já possuem um diagnóstico ou tenham alguma suspeita de perda auditiva, pacientes que têm algum trauma como rompimento do tímpano e infecção de ouvido, ou fiquem muito expostas a sons altos. O exame também é indicado para quem tem histórico familiar de perda da audição.

Portanto, não deixe de fazer a sua audiometria periodicamente.

A importância da respiração

Respirar corretamente traz muitos benefícios para nosso organismo.

Alguns pacientes apresentam quadros de respiração pela boca. Esta pode ocorrer por um hábito adquirido desde a infância, ou por causas orgânicas como desvio de septo, crescimento de adenoide, bem como por rinites, sinusites e alergias respiratórias.

🔹Um otorrinolaringologista poderá fazer o diagnóstico, através de consulta e exames.

Cuide de sua respiração!

Apneia do Sono

A apneia do sono é um distúrbio que faz com que a respiração, enquanto a pessoa dorme, apresente uma interrupção transitória por alguns segundos ou minutos. Por isso, a doença acaba comprometendo a qualidade do sono, que leva ao despertar com a sensação de não ter descansado o suficiente já que o sono fica bastante superficial.

Alguns fatores de risco aumentam as chances de o(a) paciente desenvolver a apneia, como a obesidade, tabagismo, alcoolismo, idade e utilização de medicamentos, como calmantes e relaxantes para dormir. Em longo prazo, esta doença crônica pode levar a problemas de saúde, como o aumento do risco cardiovascular, hipertensão, arritmia, insuficiência cardíaca, diabetes e problemas de memória e concentração.

O tratamento depende do tipo da apneia e de sua gravidade, podendo ser através de uso de aparelhos intra-orais, CPAP e/ou cirurgia, porém sempre aliado à mudança do estilo de vida do(a) paciente.